As instalações elétricas são complexas, exigem muita atenção e um profissional técnico realizando todo o trabalho. Não é à toa que muitos erros acabam acontecendo durante esse processo.
A falta de cuidado na instalação pode acabar gerando problemas para o instalador e para todo o imóvel, gerando riscos de incêndios, choques e curto-circuitos.
Porém, esse problemas podem ser facilmente evitados com boas práticas e cuidados adequados.
Para que você não tenha que lidar com problemas elétricos decorrentes da instalação, preparamos esse texto para você não ter mais dúvidas sobre o assunto e o que precisa fazer para que acidentes não aconteçam.
5 erros mais comuns de instalações elétricas
Para quem não tem muito conhecimento sobre instalações elétricas é possível que hajam dúvidas sobre o que fazer para evitar possíveis acidentes ou até mesmo se você está cometendo algum erro. Confira alguns erros mais comuns!
1 – Sobrecarga de disjuntores
Ao utilizar o mesmo disjuntor para dois tipos de circuitos diferentes, passa a ser muito provável que suas instalações elétricas acabem ficando sobrecarregadas.
O ideal é que os circuitos elétricos sejam separados para que a carga total seja devidamente balanceada. Além disso, deve haver uma atenção em relação a potência dos eletrodomésticos que serão conectados à rede.
Afinal, ar-condicionado, chuveiros elétricos e torneiras elétricas podem facilmente gerar uma sobrecarga no sistema quando utilizados em conjunto.
2 – Disjuntores incompatíveis aos cabos elétricos
Outro erro muito comum nas instalações elétricas é a utilização de disjuntores incompatíveis com os fios e cabos elétricos.
Na prática, isso acontece da seguinte forma: o disjuntor escolhido acaba sendo muito acima da capacidade dos fios e cabos, fazendo com que eles não fiquem devidamente protegidos, pois o disjuntor não irá desarmar em caso de sobrecarga.
Isso pode gerar curto circuitos e problemas mais graves, como incêndios.
A solução para que isso não aconteça é sempre utilizar disjuntor que sejam totalmente compatíveis com toda a estrutura elétrica do imóvel.
3 – Falta de instalação do Diferencial Residual
O Diferencial Residual é um dispositivo obrigatório em instalações elétricas. Ele protege contra choques elétricas e precisa ser obrigatoriamente utilizados em locais que possam ser molhados, como:
- Cozinhas;
- Banheiros;
- Áreas de serviço;
- Piscinas;
- Saunas;
- Entre outros.
Além disso, é importantíssimo que o DR tenha alta sensibilidade, com valor de mA menor ou igual a 30.
4 – Fios e cabos desbitolados
Fios e cabos desbitolados não podem ser utilizados em nenhum tipo de instalação elétrica, tanto é que não possuem regulamentação ou certificação da ABNT.
Isso acontece porque o material que é utilizado nesse tipo de fiação não é alinhado com as principais normas existentes no mercado, fazendo com que eles sejam inseguros e não confiáveis.
Para não sofrer com esse tipo de fio, sempre aposte em marcas e estabelecimentos conhecidos e de qualidade comprovada. Sempre vale a pena pagar um pouco mais caro, mas garantir a segurança elétrica de todo o imóvel.
5 – Contratação de profissionais sem qualificação
Por fim, um outro erro muito comum nas instalações elétricas é a contratação de profissionais sem a qualificação necessária para executar um determinado tipo de serviço.
Esse tipo de erro costuma gerar prejuízos desastrosos:
- O serviço é mal realizado;
- O sistema elétrico não será seguro;
- Haverá a necessidade de realizar todo o processo de instalação novamente ou de lidar com possíveis prejuízos.
Por conta disso, nós recomendamos que você contrate apenas profissionais qualificados e com um bom histórico dentro do mercado.
Assim, você garante um ótimo serviço e um sistema elétrico seguro e totalmente funcional.
Conclusão
Como você leu, os principais erros que acontecem nas instalações elétricas são relativamente comuns e podem ser facilmente corrigidos com ações simples e por profissionais capacitados. Se você precisa de algum material elétrico, visite o nosso site e veja os produtos que temos disponíveis
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, fale com nosso especialista pelo chat online. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!