Acidente envolvendo choque elétrico em casa é mais comum do que se imagina. Geralmente, tais acidentes envolvem crianças e idosos. Por isso, a atenção deve ser redobrada.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no período de 2015 a 2019 foram registrados 3.585 acidentes fatais envolvendo eletricidade, sendo estes originados por choques elétricos (3.135), incêndios (231) e descargas atmosféricas (219).
A maioria dos acidentes por choque elétrico ocorre por conta das gambiarras, ou seja, instalações elétricas feitas de maneira amadora e que apresentam produtos, como fiação, de baixa qualidade.
Confira neste texto algumas dicas para evitar choque elétrico em casa.
6 dicas de como evitar choque elétrico
Todo o cuidado é pouco quando se trata de eletricidade. Principalmente quando se tem crianças em casa. Uma atitude que pode evitar possíveis acidentes é comprar tampas de proteção para as tomadas.
Confira outras dicas de como evitar choque elétrico em casa.
Não sobrecarregue as tomadas
Esqueça aquele velho hábito de ligar muitas extensões e aparelhos em uma única tomada. Isso gera sobrecarga na rede elétrica, o que pode causar desligamento do disjuntor e curtos-circuitos – que são uma das causas mais comuns para os incêndios.
Desligue a chave quando fizer um reparo
Para a execução de qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, bloqueie a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa. Além disso, se você for trocar uma lâmpada, também é preciso desligar a chave.
Cuidado com fios desencapados
Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Portanto, nada de manter os fios expostos em sua casa. O ideal é que sejam substituídos e não colocar fita isolante por cima.
Compre produtos certificados
Os componentes (fiação, disjuntores, tomadas etc.) precisam ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Usar produtos sem esse atestado é correr risco de choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo.
Tome cuidado com chuveiro elétrico
Nunca troque a temperatura enquanto o aparelho estiver ligado, principalmente se você já está molhado. Apesar de não ajudar na prevenção, alguns especialistas recomendam que a troca da temperatura seja feita, inclusive, de chinelos e nunca com os pés descalços.
Quando for instalar um novo chuveiro é preciso verificar antes a potência do equipamento e avaliar se a instalação está adequada. Um alerta importante é jamais utilizar chuveiro sem aterramento adequado.
Deixe fios longe do calor
Superfícies quentes, como fornos ou lareiras, podem ocasionar a degradação da capa isolante dos fios. Portanto, desvie a fiação, evitando o contato com locais aquecidos.
Além destas dicas também existem outros cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes, tais como:
- Não utilizar eletrodomésticos com mãos ou pés molhados nem em locais com água e umidade. Isso porque a pele molhada facilita a passagem da corrente elétrica e intensifica o choque;
- Antes de ligar novos aparelhos nas tomadas, verifique se a tensão (127 ou 220 volts) é compatível com o equipamento
- Não se deve passar fios elétricos debaixo de tapetes;
- Quando for usar torradeira, desligue-a antes de retirar os alimentos com garfo ou faca;
- Ferros de construção, trilhos de cortina, escadas e outros objetos metálicos também representam perigo e devem ser movimentados longe dos fios elétricos.
Com todas essas dicas e alertas, agora você já sabe o que fazer para evitar acidentes com eletricidade. E se você estiver precisando de materiais elétricos, confira os produtos que temos disponíveis na nossa loja virtual. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!