Decoração

Spots de luz: tipos e ideias de decoração para o seu imóvel

Os spots de luz são tipos de iluminação que valorizam os imóveis, dando um toque especial a decoração dos ambientes e também reforçando a iluminação principal de um cômodo para facilitar as tarefas do dia a dia. Existem no mercado diversos tipos de spots, cada um com suas especificidades. 

Quando se trata de iluminação, são inúmeras possibilidades para deixar o ambiente exatamente como a pessoa deseja, seja para trazer mais conforto ou deixar o local mais intimista ou até mesmo reluzente. Isso é possível com os tipos certos de luminárias que serão utilizadas no imóvel. 

Além do seu inegável valor decorativo, os spots têm como diferencial o fato de fornecerem uma luz mais direcionada: eles costumam ser apontados a um determinado ponto do ambiente e/ou da decoração com o objetivo de dar destaque a ele, como quadros, esculturas, paredes, espelhos, bancadas, entre outros. 

Neste texto, você vai conhecer os principais tipos de spots de luz e como fazer decorações com esse tipo de iluminação. 

Conheça os 5 tipos de spots de luz

Para saber onde instalar os spots de luz que vão fazer a diferença na decoração do imóvel é preciso saber os tipos e suas especificidades. Dessa forma, você vai saber qual deles será o mais adequado para a finalidade que deseja. Confira!

Spot de embutir

Esse tipo de spot de iluminação é o mais indicado para serem instalados em tetos de madeira, gesso ou drywall. Isso porque são locais que pedem uma iluminação mais sutil, deixando o ambiente mais aconchegante. Com isso, podem ser colocados na sala de estar, nos quartos e até mesmo no hall de entrada.

Outros lugares que podem ser instalados os spots de embutir são no jardim ou quintal. Contudo, nesses casos o melhor é colocar as luminárias no chão para iluminar o caminho. É possível encontrar esse tipo de spot no formato quadrado, redondo ou retangular. Um ponto importante é que eles sejam vedados contra a entrada de água nas partes ligadas à fiação elétrica.

Spot de sobrepor

Os spots de sobrepor são indicados para serem fixados diretamente no teto, pois fornecem uma iluminação mais direta e focada. Eles são recomendados para serem instalados em escritórios, cozinhas e lavanderias, por exemplo. 

Esse tipo de spot conta com uma variedade de cores e números de lâmpadas. Inclusive, oferecem a opção de utilizar mais que uma lâmpada na estrutura, podendo cada uma delas ser direcionada para locais diferentes.

Spot de trilho

Os spots de trilho são indicados para serem fixados no teto. Contudo, ao contrário dos de embutir, eles podem ser movimentados facilmente e fornecer iluminação aos pontos desejados, criando ambientes personalizados para cada situação.  

Antigamente, este modelo era usado apenas em instalações industriais ou casas com decoração do gênero. Porém, se tornaram uma opção prática e moderna, caindo no gosto da população e de profissionais como arquitetos e designers de interiores. 

Spot de móvel

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de spot é utilizado em móveis, em que a iluminação é direcionada, sutil e agradável. Eles dão destaque a um local específico e podem ser utilizados em prateleiras e estantes, como também em guarda-roupa e armários. 

Spot de LED

Este tipo de spot costuma vir de fábrica com lâmpadas LED, o que o torna bastante econômico. Sua durabilidade é maior do que a dos modelos fluorescentes e, embora mais caro na hora da compra, representa redução na conta de luz no longo prazo. 

Ele gera uma iluminação mais fria e está disponível em diversas cores. O spot de LED está disponível na versão fixa, na qual apresenta diferentes voltagens (110 V, 220 V e bivolt), e na versão móvel, em que é possível direcionar a luz para posições distintas. 

Este tipo de spot apresenta algumas vantagens com vida útil longa, além de ser a prova d’água. É versátil quanto aos locais em que pode ser utilizado, podendo ser instalado em ambientes internos e externos, como jardins, beira de piscinas e quadras esportivas.

Ideias de decoração utilizando spots de luz

Agora que você já sabe quais são os tipos de spots de luz e as funcionalidades de cada um, chegou a hora de aprender como utilizá-los na decoração do imóvel. É importante ressaltar novamente que esses equipamentos têm como principal objetivo ser um complemento na iluminação dos ambientes, destacando pontos importantes do local. Acompanhe!

  1. Cozinha

A iluminação da cozinha precisa ser clara, pois é o local onde se prepara os alimentos. Por isso, recomenda-se utilizar a luz branca, que é mais intensa do que as outras. As bancadas devem ser bem iluminadas, o que significa que pontos de luz com foco podem ser acrescentadas.

  1. Sala de Estar

Este ambiente pede uma iluminação mais suave (pode usar a luz amarela), pontuando as mesas de centro e laterais, mas sem deixar a área de circulação escura. Um fator importante é evitar colocar pontos de luz acima do sofá, nas poltronas ou dos pufes, pois eles podem incomodar as pessoas que sentam ali. 

  1. Banheiro

No banheiro, a iluminação deve prever uma luz geral e outra no local onde estiver o espelho. Esta luz próxima ao espelho deve ser difusa ou indireta para que o rosto fique iluminado de maneira uniforme e sem sombras. 

  1. Área externa

Na área externa podem ser instalados spots de luz com uma iluminação mais suave. No chão, eles irão servir para iluminar o caminho. Já no muro, os spots deixam a decoração mais elegante e moderna. 

Agora você já sabe perfeitamente como utilizar os spots de luz e como utilizar esses equipamentos na decoração do seu imóvel. Visite o nosso site e veja as opções que temos disponível. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *