As instalações elétricas precisam de uma atenção especial na sua etapa de construção. Pois, elas podem afetar diretamente a durabilidade dos seus aparelhos elétricos. Além disso, a segurança deve ser priorizada e por isso, o principal a ser feito, é contratar o serviço de pessoas especializadas. Pensando em tudo isso, preparamos este artigo com informações relevantes e que vão nortear as suas próximas ações.
Como mencionamos anteriormente, as instalações elétricas são fundamentais em qualquer construção. Seja para modernizar, ou para iniciar do zero, é preciso ter um planejamento e profissionais de confiança. Aliás, não é somente o aspecto estético que está em jogo, mas também a sua segurança.
É comum ver obras grandes que após finalizadas começam a apresentar problemas estruturais de instalações elétricas prediais ou residenciais. Isso pode se dar pela baixa qualidade dos materiais usados ou falta de planejamento.
Continue a leitura e conheça os erros mais comuns em instalações elétricas industriais ou residenciais.
5 erros mais comuns em instalações elétricas
Antes de mais nada, vamos falar sobre algumas importantes ressalvas na hora de realizar instalações elétricas. Aliás, elas podem auxiliar para que não ocorra nenhum problema com seus aparelhos e que você não fique sem energia nos momentos mais inapropriados.
Além dos prejuízos financeiros, é preciso tomar cuidado com a segurança, tanto os adultos como das crianças. Independente de qual seja o local, toda instalação elétrica precisa ter uma boa estrutura e economia, neste processo, não é o mais indicado. É aquele velho ditado: “o barato pode sair caro.“
Quem nunca presenciou uma cena, onde a pessoa estava tomando banho e de repente o chuveiro desligou. O principal problema disso é justamente a instalação elétrica feita de maneira errada e que não suporta esse tipo de uso contínuo. Os chuveiros costumam usar uma grande carga de energia para funcionar no modo quente. Então, se as instalações não forem corretas para esse tipo de utilização e acabam causando estes transtornos.
Nunca faça instalações em casa sozinho
Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas, sem conhecimento prévio, é achar que pode fazer essas instalações elétricas sozinha. Se você não é um profissional capacitado, o melhor a ser feito é contratar a mão-de-obra especializada, um eletricista.
Aliás, se você está iniciando uma obra, é importante contar com esse gasto, ou melhor, investimento. Esses profissionais conseguirão saber exatamente de tudo que os seus ambientes precisam para garantir segurança e estabilidade dos equipamentos. Vale ressaltar que, em estações como o verão, o consumo de energia costuma ser bem maiores. Além disso, o uso de muitos equipamentos ao mesmo tempo, pode causar sobrecarga nos sistemas.
Portanto, se você não quiser ser surpreendido com esses problemas de curto-circuito e até mesmo incêndios domésticos, não deixe de fazer boas escolhas. Tanto de peças para instalação ou decoração e artigo para essas instalações, quanto de mão-de-obra.
Não faça economia com esse tipo de material
Mais um erro comum em obras é trocar o certo pelo duvidoso, somente pelo preço. Infelizmente materiais de baixa qualidade tem vida duradoura menor e ainda pode causar grandes prejuízos. Por isso, é importante que você programe todos esses detalhes desde o início. Somente dessa forma você vai garantir que nada saia do planejado para o bom funcionamento do sistema elétrico.
Além disso, os profissionais escolhidos para fazer essas instalações vão saber quais são os melhores equipamentos e vão fazer as indicações pertinentes. Outra dica, é fazer pesquisas e conversar com outras pessoas, com os atendentes das lojas escolhidas para fazer as compras. Geralmente, nesses locais existem técnicos especializados. A Eletro Agora possui um catálogo extenso de materiais elétricos para a sua construção ou reforma.
Contudo, apesar das indicações dos materiais, muitas pessoas ainda acabam fazendo escolhas erradas e optando por peças de baixa qualidade.
Sobrecarga nas tomadas com muitos equipamentos elétricos
Um dos problemas mais comuns encontrados nas instalações elétricas são as sobrecargas. Por exemplo, muitas vezes ligamos vários aparelhos de uma só vez em uma mesma régua ou em uma tomada, por meio de benjamins. Esse é um erro grave, que pode causar grandes prejuízos e perdas de aparelhos elétricos. Além disso, existe a possibilidade de curto-circuito nesses locais.
Isso acontece porque uma mesma tomada não possui energia suficiente para ligar tantos equipamentos ao mesmo tempo. Além de cada um demandar uma quantidade de carga diferentes. Esse também é um dos problemas comuns com chuveiros elétricos, como já foi mencionado. Equipamentos como ar-condicionado, que também utiliza uma grande carga de energia, pode ser danificado.
Uso de fiação elétrica errada
De acordo com publicação feita pelo portal Agência Brasil, os dados sobre incêndios por sobrecarga de energia são alarmantes, confira:
“Dos 583 incêndios por sobrecarga havidos no país no ano passado, 344 foram provocados por instalações elétricas internas, com 15 mortes, número que mostra redução, quando comparado ao de 2019 (363 incêndios por sobrecarga em instalações elétricas internas, com 22 mortes). Em seguida, aparecem ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, com 99 incêndios e nove óbitos. No ano anterior, foram 119 incêndios gerados por ventilador e ar-condicionado, com 27 óbitos.
Por regiões, o Sudeste registrou o maior número de incêndios por sobrecarga em 2020: 181, com seis mortes. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 150 sinistros e cinco mortes; e o Nordeste, com 114 incêndios e sete mortes.”
Um dos principais motivos desses acidentes são as fiações usadas de forma equivocada. Por isso, ressaltamos a importância de garantir que os materiais usados sejam de boa procedência, possuam garantia de qualidade e seja renomado no mercado. Infelizmente, nem todas as pessoas podem investir nos equipamentos de ponta, mas existem soluções que produzem os mesmos efeitos por preços um pouco mais conta.
Sistema de aterramento elétrico
Por último, vamos falar sobre o sistema de aterramento elétrico. Ele é primordial em quaisquer instalações elétricas, pois direcionam para a terra possíveis descargas. Ou seja, o intuito principal desse procedimento é dissipar de maneira segura as correntes elétricas motivadas por algum problema.
Por isso, nos projetos de instalações elas devem ser planejadas de maneira eficiente. A integridade física das pessoas é garantida por meio deste procedimento, além de animais e a sociedade em geral. Vamos citar um exemplo de como o aterramento elétrico pode te ajudar, veja:
Imagina que uma pessoa da sua casa esteja secando os cabelos ou usando uma chapinha elétrica. No entanto, não percebe que o fio está desencapado em algum ponto específico. Se estiver descalço e com os cabelos molhados, pode tomar um grande choque. Entretanto, quando existe um aterramento, esse acúmulo de energia é dissipado e não acontecem acidentes.
Sendo assim, ficou ainda mais claro a importância desse sistema para a sua segurança. Invista na sua segurança e da sua família.
E aí, curtiu nosso conteúdo? Aproveite para continuar acompanhando nosso blog e tendo acesso a mais dicas.
Aliás, na EletroAgora você ainda pode ter 10% de desconto na sua primeira compra. Oferecemos todos os tipos de equipamentos e materiais necessários nessas instalações elétricas. Não deixe de visitar nosso site e conferir todas as novidades. Temos uma ampla gama de cabos, conectores, disjuntores, luminárias, lustres, plafons, fitas. Ou seja, tudo que você vai precisar para dar prosseguimento na sua construção.
Não perca tempo, fale com um dos nossos especialistas no chat online! Venha conhecer a loja referência em produtos elétricos do Espírito Santo! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!
Você também pode se interessar por: EletroAgora – 4 motivos para fazer manutenção preventiva em instalações elétricas