O consumo de energia é uma preocupação de muitas famílias e empresas brasileiras. Isso porque o valor da conta varia a cada mês, tanto pelos hábitos de consumo como pelas tarifas que são cobradas. Para chegar a um equilíbrio financeiro e contribuir com o meio ambiente é preciso aprender a calcular o consumo de energia.
Quando se aprende a fazer o cálculo do consumo de energia elétrica fica mais fácil para saber de que forma você pode reduzir os gastos todo mês. Assim, é possível mudar hábitos que estejam contribuindo para aumentar a conta de energia. Essa atitude deve ser tomada não somente por quem mora em residências, mas também por gestores que têm escritórios ou trabalham em estabelecimentos comerciais.
Neste texto, você vai aprender a calcular o consumo de energia e quais são as principais atitudes para diminuir os gastos excessivos com energia elétrica.
Aprenda a calcular o consumo de energia elétrica no seu imóvel
Agora você vai aprender de forma simples e prática a calcular o consumo da energia no seu imóvel. Primeiro, é importante saber que todo equipamento elétrico possui uma potência apresentada em Watts (W). Geralmente, esta informação vem estampada no produto ou na embalagem.
Para calcular o consumo de um equipamento multiplique sua potência pelo tempo de funcionamento em horas. Ex: um chuveiro funciona 2 horas por dia. Então, seu consumo é 3.600 W x 2 horas = 7.200 Wh/dia
Agora, vamos fazer uma pequena conta que é transformar Wh (Watts hora) em kW (quilo Watts hora). Para isso, basta dividir o valor encontrado por 1000. No nosso exemplo, o chuveiro consome 7.200 Wh/dia = 7,2 kW/dia
Agora que você já aprendeu a continha para calcular o consumo de um equipamento, vamos ensinar a calcular o consumo de energia elétrica por mês. A fórmula é essa:
Consumo = Potência do aparelho em Watts x horas de funcionamento por mês
1.000
Veja estes dois exemplos abaixo:
- 2 lâmpadas de 100 W funcionando 8 horas por dia pelo período de 1 mês (30 dias)
Cálculo:
Consumo = 2 x 100 W x 8 horas/dia x 30 dias
1.000
Resultado do consumo deste aparelho = 48 kWh/mês
- 1 computador de 150 W funcionando 10 horas por dia durante 1 mês (30 dias)
Cálculo:
Consumo = 1 x 150 W x 10 horas/dia x 30 dias
1.000
Total do consumo deste aparelho = 45 kWh/mês
Juntando o consumo total destes aparelhos, chegamos a este resultado:
48 + 45 = 93 kWh/mês
Este cálculo deve ser feito para todos os equipamentos elétricos, uma vez que o medidor de energia elétrica vai medir, durante um determinado período (média 30 dias), o consumo de todos os aparelhos.
4 hábitos que ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica
Alguns hábitos de consumo podem ser adotados no dia a dia para que você consiga diminuir as despesas e ainda contribuir com o meio ambiente. Afinal, o uso consciente de energia é uma atitude sustentável. Confira!
- Compre lâmpadas de LED para economizar energia
Se o objetivo é buscar formas de economizar na conta de luz, as lâmpadas LED são a melhor opção. Elas são bem mais econômicas que as incandescentes e fluorescentes. Esse tipo de lâmpada dura até 14 anos e consome 10 vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.
- Tire os aparelhos da tomada para economizar energia
Essa dica não se aplica para todos os itens do imóvel, já que alguns não podem ser desligados, como é o caso da geladeira. Porém, você pode criar o hábito de tirar os aparelhos da tomada ao fim do dia.
- Corte o hábito de dormir com a TV ligada
Utilize a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um tempo. Dessa forma, você verá muito em breve os resultados da economia de energia na sua conta.
- Racionalize o uso do chuveiro
A princípio, quem tem um chuveiro elétrico em casa deve estar atento no momento de usar o aparelho. Isso se deve pelo motivo do chuveiro elétrico consumir mais energia entre às 18h e 21h, ou seja, horários em que a maioria das pessoas chega do trabalho. Então, prefira tomar banhos quentes em outros horários do dia. Além disso, outra coisa que ajuda é manter a saída de água do chuveiro limpa e utilizar as resistências originais do aparelho.
Com todas essas informações você já sabe qual cálculo precisa fazer para reduzir as despesas com energia, assim como quais hábitos adotar para economizar e utilizar a energia de forma consciente.
Um outro ponto importante é ter em mente que materiais elétricos de qualidade também influenciam no consumo. Visite o nosso site e adquira tudo o que precisa. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!