A Caixa de Passagem Elétrica é um item fundamental em qualquer imóvel. Isso porque quando falamos de projetos elétricos, a segurança deve vir em primeiro lugar. Dessa forma, garantir que a rede, os cabos e as fiações estejam distribuídos de maneira correta e adequada é um dos passos essenciais para impede acidentes e curto-circuitos.
Para assegurar que seu projeto tenha o melhor desempenho, e eliminar os riscos elétricos, existem diferentes produtos imprescindíveis. Entre os equipamentos de segurança que precisam ser utilizados em qualquer projeto elétrico, estão as caixas de passagem elétrica.
A Caixa de Passagem Elétrica é o equipamento responsável pela passagem da fiação. Sua utilização é obrigatória nos pontos de emendas e derivação de condutores; nos locais de segmentação da tubulação; e nos pontos de entrada e saída de condutores. Além disso, as caixas de passagem podem ser de diferentes tipos, cada um atendendo a uma demanda específica.
Neste texto, vamos te apresentar as diferentes utilizações da caixa de passagem elétrica, e as categorias existentes. Por isso, continue a leitura e aprenda, de uma vez por todas, porque é tão importante utilizar esse produto no seu projeto.
O que é Caixa de Passagem Elétrica e qual a sua utilidade?
A caixa de passagem elétrica é parte fundamental das instalações elétricas. Além de ser encarregado de organizar a passagem dos cabos e da fiação, também são importantes para garantir a segurança do projeto.
Outra função das caixas de passagem é expandir o alcance da fiação, ligando cabos e fios aos interruptores e tomadas. São usadas, também, para redirecionar cabos durante as reformas e para realizar emendas na fiação.
As caixas de passagem asseguram que as terminações elétricas não sejam expostas à umidade, poeira e interferências externas. Dessa forma, previnem curtos-circuitos, incêndios e acidentes com pessoas e animais.
Tipos de Caixa de Passagem Elétrica e como escolher
Existem 5 tipos de caixa de passagem elétrica, cada um com suas particularidades e atendendo a um objetivo específico. Abaixo, você confere quais são esses tipos e aprende a escolher a melhor caixa de passagem para a sua necessidade.
Caixas de embutir na parede
As caixas de passagem elétrica embutidas dentro das paredes são as mais comuns nas obras residenciais brasileiras. Esse tipo de caixa é a melhor opção para realizar a instalação de interruptores e tomadas.
Caixas de embutir no teto
Assim como o modelo anterior, as caixas de passagem elétricas embutidas no teto são colocadas dentro da estrutura da casa. Por estarem no teto, são muito utilizadas para instalação da iluminação e de ventiladores de teto.
Caixas com espelho
Assim como as caixas de embutir na parede, as caixas de passagem elétrica com espelho são inseridas dentro da estrutura da parede. Porém, esse tipo de caixa tem seu uso limitado à passagem de fios condutores.
Caixa parafusada com porta
Assim como as anteriores, as caixas de passagem elétrica parafusadas com porta são embutidas na estrutura da casa, podendo ser colocadas na parede ou piso do local. São usadas principalmente em pontos de emenda e derivação da fiação, além dos lugares de divisão das tubulações elétricas.
Caixa de sobrepor
Esse modelo é totalmente diferente dos anteriores. A caixa de passagem elétrica sobreposta é instalada sobre as paredes, não sendo necessário furar a estrutura da construção. Por isso, são uma boa opção para os casos nos quais é necessário realizar reformas na rede elétrica após as paredes estarem prontas e rebocadas.
Na EletroAgora você encontra caixa de proteção elétrica com o melhor preço do mercado. Acesse o site e garanta a segurança elétrica do seu imóvel! Nos siga nas redes sociais para aprender mais sobre eletricidade e segurança.