O detector de tensão é um aparelho muito utilizado pelos eletricistas para identificar a presença ou não de tensão elétrica em algum objeto ou lugar. O equipamento é encontrado em formato de caneta. Ele também tem como função detectar os níveis de tensão em sistemas elétricos.
Esse é um item que não pode faltar na caixa de ferramentas, uma vez que previne acidentes com choque elétrico. Dessa forma, quando a pessoa vai fazer uma instalação elétrica ou qualquer trabalho que envolva eletricidade, pode utilizar o detector de tensão para identificar a existência de alguma tensão elétrica sem precisar do contato manual. Assim, basta aproximar o aparelho do objeto ou lugar a ser examinado. Esse instrumento é testado e classificado para ser usado dentro de determinados limites de tensão.
Neste texto, você vai saber como utilizar um detector de tensão, quais aspectos devem ser observados durante o manuseio da ferramenta.
Como utilizar um detector de tensão
O detector de tensão é um aparelho fácil e prático de manusear. Contudo, é importante entender a sua lógica de funcionamento para evitar que você utilize da maneira errada e, porventura, possa sofrer algum tipo de acidente. Acompanhe alguns pontos importantes durante o manuseio.
Luz ou alarme sonoro
O detector de tensão utiliza meios visuais, sonoros ou os dois juntos para informar a presença ou não de tensão elétrica. Alguns modelos são equipados com luzes e números que indicam o nível de tensão, enquanto os modelos mais simples fazem somente um sinal sonoro para indicar se o objeto ou local está energizado.
Leitura do manual do fabricante
Para realizar a utilização correta do detector de tensão a pessoa deve ler o manual e entender a maneira correta de usar a ferramenta. Algumas pessoas podem achar que o equipamento está com defeito quando aproximam o detector de um cabo, por exemplo, acende uma luz ou emite um som, mas quando retira a mão deixando apenas o equipamento em cima do cabo, o som e a luz somem. Isso não quer dizer que a ferramenta esteja com defeito.
O que precisa ser observado durante o manuseio
A falta de indicação de tensão do detector mesmo tendo tensão no condutor (exemplo que citamos anteriormente) acontece quando instrumento de teste não consegue detectar a presença de tensão. Isso pode ser influenciado por alguns fatores. São eles:
- Tipo de fiação ou cabos blindados
- Espessura e tipo de isolamento
- Distância da fonte de tensão
- Condição do instrumento de teste e pilhas
- Usuários totalmente isolados que impedem uma ligação eficaz à terra (e não forma o circuito capacitivo)
- Receptáculos em soquetes rebaixados/diferenças de design entre soquetes
Um outro ponto que precisa ser considerado é na detecção da alta voltagem. Nesse caso, deve ser realizada com equipamento de corrente elétrica nominal para que os níveis de voltagem sejam testados, ainda que a alimentação elétrica não esteja presente. Contudo, é preciso estar atento: utilizar o equipamento em uma tensão maior do que aquela para a qual o instrumento é recomendado, pode fazer com que a leitura da tensão seja imprecisa e que a atuação do operador seja perigosa.
A pessoa que for manusear o detector de tensão ao fazer algum trabalho que envolve eletricidade, como instalações, deve estar devidamente equipado com luvas, capacete, protetores auriculares, óculos e calçados dielétricos. Esses calçados específicos são essenciais, pois são feitos a partir de uma borracha especial. Eles ajudam a quebrar a ligação condutora da pessoa com o solo próximo de alguma linha elétrica.
Agora que você já sabe para que serve o detector de tensão, como utilizá-lo e quais os pontos que exigem atenção na hora do manuseio, veja o modelo que temos disponível em nosso site. Recomendamos sempre a utilização do aparelho antes de fazer reparos e instalações que envolvam eletricidade. Assim, você evita acidentes que possam trazer consequências mais graves.
Estamos presentes também nas redes sociais com outros conteúdos importantes. Nos acompanhe! Ficou com alguma dúvida? Fale com nossos especialistas pelo chat online!