Equipamentos elétricos

Duto Flexível: para que serve e cuidados na instalação

É muito importante manter seguros os cabos usados nas instalações de telecomunicações e de ventilação; com isso, evitam-se diversos tipos de inconvenientes e o duto flexível é a melhor solução.  

Quem já não ficou sem internet ou enfrentou outros problemas por causa de problemas com cabos? Pois os dutos flexíveis são os mais indicados para não deixar isso acontecer novamente.

Neste texto, vamos explicar o que são os dutos flexíveis, quais são os principais cuidados para a sua manutenção e onde comprar!

O que é o duto flexível?

O duto flexível é uma espécie de cano maleável no qual as instalações de telecomunicações, ar condicionado e outros podem ser acomodadas. Seu tamanho é variável e é possível encontrar dutos diversos, como os corrugados e os isolados. A sua instalação não é difícil, embora sejam necessários alguns cuidados para haver maior conservação e real eficiência.

Qual é a importância do duto flexível?

O duto flexível é fundamental para garantir que as instalações elétricas fiquem protegidas, evitando que haja algum dano devido às chuvas, por exemplo.

Não é à toa que se usam os dutos flexíveis também para que se possa proteger instalações elétricas que ficam em valas, impedindo danos provenientes da umidade e do contato com o solo.

Cabe salientar que o duto flexível consegue fazer com que as instalações elétricas durem por um período muito mais longo.

Vale dizer que o duto flexível faz parte das instalações de ventilação e de exaustão também, sendo necessário para o bom funcionamento do ar condicionado.

5 cuidados indispensáveis para instalar duto flexível

É muito importante que aqueles que instalam a duto flexível fiquem atentos e tomem certos cuidados, tais como:

1. Não fazer curvas fechadas

Quando se faz uma curva muito fechada ao instalado o duto, é possível que isso cause danos aos fios que estiverem no seu interior. Se for um duto para ventilação, é claro que o ar não conseguirá passa se essa curva for fechada demais.

Portanto, é preciso que a curva feita ao seu instalar o duto flexível seja sempre aberta, respeitando a anatomia do local.

2. Atenção ao suporte do duto

Muitas vezes, é preciso que esse duto flexível seja colocado sobre um suporte para que ele fique mais firme, especialmente se esse duto é longo demais. O suporte vai evitar que ele fique “pendurado” ou que acabe dobrando demais.

3. Esticar bem o duto

Para que as instalações elétricas fiquem bem acomodadas, é preciso que o duto flexível fique o mais esticado possível. Esse é um cuidado importante para que os fios em seu interior não fiquem dobrados. 

O duto flexível bem esticado também vai ajudar na passagem do ar, em especial quando se tratam de instalações de ar condicionado. 

4. Usar conexões quando necessário

É comum que, dependendo do local onde esse duto flexível será instalado, haja curvas. Nesses casos, em vez de dobrar o duto, o que já foi dito que é contraindicado, o ideal é que se usem conexões. 

Com isso, pode-se instalar o duto flexível mesmo em regiões de curvas sem a ocorrência de danos e mantendo toda a sua funcionalidade.

5. Dimensionar corretamente

Há tamanhos diversos de dutos flexíveis e é muito importante que se escolha aqueles que têm a medida correta, de acordo com a instalação que será feita. Para isso, é preciso estimar a metragem do local e comprar o duto no comprimento certo.

Onde comprar dutos flexíveis?

Para que se aproveite toda a funcionalidade do duto flexível, é indispensável que ele seja comprado em um lugar de confiança.

A EletroAgora, inclusive, trabalha com dutos flexíveis de alta qualidade que são muito resistentes, proporcionando entrega no seu endereço. Acesse AQUI para adquirir o nosso catálogo ou falar com nosso consultor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *