Quando estamos em construção, uma infinidade de opções se abrem para nós, não é verdade? Os diversos tipos de materiais existentes podem, inclusive, nos confundir e, assim, acabamos comprando e gastando com o que não deveria. Por isso, dentre as escolhas, saber diferenciar fios e cabos elétricos é de extrema importância!
Por isso, pensando nessa praticidade e, claro, benefícios sem prejuízos, nós, da EletroAgora, vamos te explicar detalhadamente para que você não passe sufoco e gaste além do essencial em sua construção. Leia atentamente e não erre mais
Fios e cabos elétricos: qual a diferença?
Primeiramente, você deve entender que ambos, ou seja, fios e cabos elétricos, são condutores elétricos e, portanto, possuem a mesma finalidade: conduzir corrente elétrica. Juntamente com essa mesma finalidade, eles são relativamente parecidos no que diz respeito à composição, isto é, a matéria-prima – cobre ou alumínio -.
No entanto, há algo que difere os dois, isso é claro! Nesse caso, a distinção se dá pela maleabilidade e, também, composição interna. Desse modo, conforme o próprio nome dos materiais já diz, o fio elétrico é formado por um único e espesso filamento interno.
Já no caso do cabo elétrico é formado por vários filamentos entrelaçados, por isso sua maleabilidade acaba sendo maior em comparação ao fio.
Continue lendo:
Qual escolha compensa mais?
A verdade é que não há uma resposta exata para essa questão. Fios e cabos elétricos possuem a mesma função, como já foi dito. Então, o que irá ser escolhido fica a cargo do projetista ou instaladores em geral, seguindo a lógica da facilidade na aplicação.
Entretanto, há alguns padrões quanto ao uso, por exemplo: em instalações mais simples, como em quadros elétricos, utiliza-se o fio, pois eles não são dobráveis e isso auxilia na segurança da instalação de um quadro elétrico não se romper. Já os cabos podem ser mais utilizados em diversas utilidades, justamente pela facilidade de manuseio.
Ainda na parte de cabos, sua aplicação é bem recorrente quando há ligação entre duas partes de circuito, principalmente quando estas mudam de posição. Mas uma coisa é certa: independentemente do material escolhido, você deve utilizar fios e cabos de cobre de alta condutividade e antichamas, com nível de isolamento para 750 e 1000 V e revestimento termoplástico. Segurança em primeiro lugar!
Além disso, durante a compra, não olhe apenas preço, mas também as características de cada escolha para que seja a melhor possível. Para ter a certeza de que a qualidade do produto não deixa a desejar, busque lojas referências no mercado e invista seu dinheiro no lugar certo.
Cabos elétricos: confira os vários tipos
Apesar de estarmos falando da comparação entre fios e cabos elétricos, você sabia que existem diversos tipos de cabos? Cada um serve para uma situação específica, mas você com certeza já os viu, talvez só não soubesse identificar. Contudo, nós iremos clarear a sua mente agora!
- Cabos de energia: você encontra estes em várias espessuras e cores e são responsáveis por transmitir, a partir de um ponto de partida, a corrente elétrica para toda a casa ou estabelecimento.
- Cabos de telefonia: como o próprio nome diz, são os que fazem a conexão aos aparelhos telefônicos.
- Cabos para antena e televisão: tem o objetivo de transmitir os sinais das emissoras para a televisão.
- Cabos de som: são os cabos elétricos que conectam o aparelho de som à caixa, ou seja, transmitem sonoridade.
- Cabos para informática: o famoso cabo da internet, que conecta um aparelho à rede.
Viu só quantas aplicações para um mesmo produto? Para que você possa ter uma instalação de confiança de fios e cabos elétricos, busque a EletroAgora, uma empresa responsável, com dedicação e produtos de qualidade, que terá uma ótima equipe à sua espera, prontos para te explicar as melhores opções e com os melhores preços! Visite o nosso site para adquirir o que precisa. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!