Dicas Eletro

Pontos elétricos: onde devem ser instalados nos imóveis

Independentemente do tipo de imóvel que você está pensando em fazer uma instalação elétrica ou esteja analisando uma, a divisão dos pontos elétricos é fundamental. Isso porque, com esse fator garantido, a instalação é facilitada e a sua segurança é garantida.

Contudo, caso você ainda esteja meio perdido no assunto, não se preocupe! Nós, da EletroAgora, que prezamos pela sua segurança e queremos sanar suas dúvidas, iremos explicar melhor para você como se dá essa divisão. Confira o artigo atentamente!

Pontos elétricos e os circuitos, entenda melhor

Primeiramente, assim como diversos outros ramos, na elétrica os padrões seguem normas. Assim, no caso dos pontos elétricos, a norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não define exatamente um número de circuitos que uma instalação elétrica deve ter.

No entanto, sugere e orienta que sejam criados tantos círculos quanto forem necessários, de modo que a instalação funcione com segurança, sem sobrecarregar nenhuma parte, mas também sem perder a eficiência. 

Mas, já contrariando esta norma em um ponto, no caso de instalações residenciais, há uma exceção, pois é permitido juntar os circuitos de iluminação e de tomadas em áreas não frias, por exemplo, salas e dormitórios. Essa exceção é válida somente nos casos em que a  corrente total do circuito não seja superior a 16 A e, também, que exista mais de um circuito para alimentar essas tomadas e pontos de iluminação.

Há mais uma regra na parte residencial, porque, na área da iluminação, os fios e cabos devem ter a seção nominal mínima de 1,5 mm². Já na área de tomadas de uso geral, a  seção mínima deve ser de 2,5 mm². Portanto, nesse caso, o circuito deverá ter cabos com seção nominal mínima de 2,5 mm² e, com isso, o projetista deve avaliar se financeiramente compensa unir ambos.

Alguns pontos importantes sobre instalações

Eletricidade é um assunto que sempre levanta diversas dúvidas. Logo, para que alguns pontos não sejam esquecidos, nós separamos uma listinha para você não errar mais! Veja abaixo:

  • Em primeiro lugar, lembre-se de que os locais de habitação proíbem a instalação de dois ou mais aparelhos com uma corrente elétrica que seja igual ou superior a 10 A em um mesmo circuito. Isso porque, esse fator sobrecarrega o circuito e o risco de acidentes só aumenta.
  • Não queira economizar na instalação e colocar diversos pontos elétricos em um mesmo circuito, por exemplo. Sempre coloque a quantidade correta.
  • Independente do tipo de construção e projeto, as áreas consideradas molhadas, como os banheiros, devem conter sistemas separados para iluminação e tomadas;
  • Sempre preferindo dividir os pontos em circuitos distintos, as manutenções serão mais fáceis, em virtude de necessitar desligar apenas o disjuntor que precisa de reparos.

Além de tudo que já foi citado, você deve ter em mente que o material dos produtos e equipamentos utilizados deve sempre ser de qualidade. Isso ajuda a garantir o bem-estar e a segurança dos usuários da eletricidade, mas também auxilia no custo, pois não será preciso gastos extras com troca de aparelhos antes da hora. Ao escolher o seu fornecedor de produtos, escolha quem entende do assunto.

A EletroAgora possui uma equipe capacitada, profissional e preparada para te atender em suas necessidades. Nós iremos avaliar a situação e indicar a melhor compra para você, que tenha um custo x benefício que te atenda! Visite o nosso site e adquira tudo o que precisa para instalações elétricas com segurança. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *