Se você está realizando a construção ou reforma de um imóvel, escolher o quadro de distribuição deve ser uma prioridade máxima.
Afinal, esse painel é responsável por toda a distribuição da energia elétrica, sendo fundamental para qualquer tipo de edificação.
A instalação do quadro deve ser feita por um profissional capacitado, mas é muito importante que você entenda qual é o modelo ideal para o seu imóvel.
No conteúdo a seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para conseguir dominar o assunto e fazer a melhor escolha possível. Confira!
O que é o quadro de distribuição?
Em primeiro lugar, precisamos definir de forma clara o que é um quadro de distribuição: como comentamos, esse equipamento é o pilar central da distribuição de energia em um imóvel.
Ele possui dispositivos de controle e circuitos elétricos responsáveis por dividir a energia para os ambientes, regular voltagens e manter todo o sistema elétrico totalmente seguro.
Ou seja: todos os fios de energia do seu imóvel partem do quadro de distribuição.
É importantíssimo que esse tipo de equipamento esteja totalmente dentro das normas regulamentadoras (NBR 5410) e atenda a normas de segurança em instalações elétricas (NR-10).
Como escolher o quadro de distribuição ideal
Antes de mais nada, precisamos deixar uma coisa clara: a “palavra final” na escolha do seu quadro de distribuição sempre deve ser dada por um profissional especializado na área, que possa ter uma visão holística das necessidades elétricas da casa relacionadas a distribuição e segurança.
O primeiro passo a ser dado é o cálculo dos circuitos da casa. Em outras palavras, é preciso calcular quais aparelhos serão utilizados em cada local, assim como o consumo total de energia que eles terão.
Com essa informação, a escolha do quadro finalmente poderá ser feita com mais clareza e certeza de que será condizente com as demandas do imóvel em questão.
Em seguida, munido dessa informação, você saberá qual o tamanho e estilo de quadro de energia escolher. Existem diversos tamanhos que suportam a distribuição de energia. Sua residência pode necessitar tanto de apenas 8 disjuntores como de 24, por exemplo. Tudo dependerá da avaliação do profissional.
Tipos de quadro de distribuição
Curiosamente, em termos práticos, não existe uma classificação de diferentes tipos de quadro de distribuição.
No fim das contas, eles possuem apenas três elementos que os diferenciam:
- Forma de instalação;
- Cor;
- Modelo.
Eles também podem ser “separados” em monofásicos, bifásicos e trifásicos, embora essa não seja uma classificação correta. Mas, para fins didáticos, vamos mantê-la.
Veja a seguir um pouco mais sobre cada uma dessas “categorias”:
Quadro de distribuição Monofásico
A categoria monofásica dispõe de apenas dois condutores elétricos:
- Um condutor de fase;
- E um condutor neutro.
As instalações elétricas para esse tipo de quadro de distribuição sempre serão de 127 ou 220V, podendo variar de acordo com a voltagem da energia elétrica na região de instalação.
Em média, as instalações elétricas monofásicas apresentam consumo de no máximo 8KW (8000W).
Quadro de distribuição Bifásico
Os quadros de distribuição com instalação bifásica possuem três condutores elétricos:
- Dois condutores de fase;
- Um condutor neutro.
A tensão elétrica em uma residência com essa instalação pode variar de 127/220V ou 220/380V. Nesse tipo, o consumo em média não ultrapassa 25KW (25000 W).
Quadro de distribuição Trifásico
O quadro de distribuição trifásico possui quatro condutores:
- três condutores de fase;
- Um condutor neutro.
De forma semelhante ao quadro bifásico, ele também possui tensões que podem variar de 127/220V ou 220/380V e, em algumas situações, oferecerem potências de até 75KW (75000W).
Se você precisa de um quadro de distribuição, visite o nosso site e veja os produtos que temos disponíveis!
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, fale com nosso especialista pelo chat online. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!