Resistência de chuveiro é a peça responsável por esquentar a água do chuveiro. Ela fica próxima aos furos da ducha que fazem a água cair. A sensação de tomar um banho quentinho depois de um dia estressante é muito gostosa. Porém, imagine que justamente essa peça tenha queimado e você precise comprar outra e instalar. Pode parecer difícil, mas não é.
Em alguns passos simples, você vai aprender a como instalar essa peça sem precisar da ajuda de terceiros. Porém, se você não leva muito jeito para essas coisas, o ideal é contratar um eletricista para fazer isso. Basta tomar alguns cuidados e não tem erro na instalação!
Passo a passo para instalar a resistência de chuveiro
Ao contrário do que muita gente pensa, a instalação da resistência de chuveiro não é algo tão complicado. Algumas pessoas acabam queimando a peça devido ao mau uso do chuveiro ou durante a troca do equipamento. Confira os 5 passos de como fazer a instalação.
1º passo: que tipo de resistência seu chuveiro precisa
No mercado, você vai encontrar dois tipos de modelos que possuem formatos diferentes. Eles têm a mesma função. Se o seu chuveiro for convencional, saiba que ele precisa de uma resistência mais fina. Agora, se for uma ducha, a resistência precisa ser maior, porque tem um fluxo mais intenso de água.
2º passo: desligar o quadro disjuntor
Antes de fazer qualquer coisa, é preciso desligar o quadro disjuntor. Dessa forma, você evitará acidentes com choque elétrico durante a instalação da resistência do chuveiro.
3º passo: abrir o chuveiro
Utilizando uma chave de fenda, desconecte o chuveiro da fiação elétrica e depois, desmonte o chuveiro. Nesse momento, verifique a posição da resistência queimada para colocar a nova corretamente.
4º passo: fazer a troca da resistência do chuveiro
Com ajuda de um alicate, retire a resistência queimada e coloque a nova, no mesmo local e na mesma posição. Em seguida, monte o chuveiro e reconecte a fiação elétrica.
5º passo: verificar se deu certo
Depois de realizar a instalação da nova resistência e colocar o chuveiro no lugar corretamente, ligue o quadro disjuntor, espere alguns minutos e verifique se o chuveiro ligou e a resistência esquentou a água.
Os principais cuidados com a resistência de chuveiro
Uma coisa que pode acontecer é a resistência do chuveiro queimar quando a pessoa está fazendo a troca do chuveiro. Para evitar que isso aconteça, você precisa deixar o chuveiro novo na temperatura de água fria (verão). Dessa forma, quando você ligar o chuveiro para testá-lo, a resistência não será acionada. Só depois de deixar uns 30 segundos de água escorrendo é que você deverá mudar a posição.
Um outro cuidado que se deve ter é não tomar banho quente tantas vezes na temperatura máxima. Isso pode fazer a peça queimar. Além disso, observa o tipo de resistência na hora da compra.
Chuveiros que têm potência média em aquecimento precisam de uma resistência que seja pequena, leve e compacta. O formato apresenta molas apertadas entre si e o preço é mais em conta. Já as resistência redondas possuem metais de qualidade, as molas são mais folgadas entre si e possuem encaixes específicos em um dos lados. São indicadas para chuveiros modernos que tenham intenso fluxo de água.
Na hora de comprar a resistência do chuveiro, observe alguns aspectos como marca, potência e voltagem.
Se você está precisando dessa peça, visite o nosso site e confira os modelos que temos disponível. Fale com nossa equipe pelo chat para tirar as suas dúvidas. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.