Equipamentos elétricos

Tipos de tomadas e interruptores para não errar na compra

É fundamental conhecer os tipos de tomadas e interruptores na hora de fazer uma reforma ou quando precisar fazer uma troca. Afinal, um erro na hora da compra pode trazer prejuízos e transtornos desnecessários no momento da instalação. 

As tomadas são equipamentos indispensáveis, sendo o elo que liga os circuitos elétricos e os eletrodomésticos e/ou eletrônicos. Elas permitem que os aparelhos funcionem e contribuem para a segurança elétrica, assim como para o conforto no uso dos equipamentos e para a decoração do imóvel. 

O interruptor pode interromper ou direcionar o fluxo de corrente em outra direção. Cada um possui um recurso diferente, por isso, é preciso conhecer as características para saber qual o mais indicado para o seu caso. 

No Brasil, existem dois tipos de plugues: dois ou três pinos. Além disso, no país há somente um tipo de tomada, que é a com três encaixes. Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que precisam de aterramento elétrico (o terceiro pino faz essa ligação com o fio terra, evitando choques e possíveis curtos). 

Neste texto, você vai conhecer os tipos de tomadas e interruptores para saber quais os mais indicados no seu imóvel e assim, evitar erros na hora da compra.

Conheça os principais tipos de tomadas 

Existem alguns tipos de tomadas que podem ser encontradas no mercado e cada uma possui funções distintas. Confira!

  • Tomada de energia: esse tipo de tomada por ser encontrada de 10 ou 20 amperes, sendo que este último é indicado para equipamentos que consomem mais energia. Atualmente, são vendidas as tomadas que possuem três pontos para a entrada do plug. 
  • Tomada de informática: estas tomadas recebem o cabo de rede que conecta o computador à internet.
  • Tomada de telefonia: as tomadas de telefone são menores que  as de informática. Elas podem ser confundidas com as da internet pela semelhança. Então, atenção na hora da compra.
  • Tomada de piso: a instalação elétrica fica embutida no chão. A conexão desse tipo de tomada é feita por meio dos eletrodutos e geralmente possuem tampas para proteger os plugs.
  • Tomada industrial: este tipo de tomada serve para conectar correntes elétricas maiores e suportar aparelhos que demandam muita energia. Geralmente são instaladas em fábricas e indústrias. 

Conheça os principais tipos de interruptores

Agora que você já conhece os tipos de tomadas é importante também saber quais são os principais tipos de interruptores

  1. Interruptor de polo único: é aquele interruptor que liga e desliga, que tem a função de interromper a conexão entre dois terminais. É o tipo mais comum e controlam um aparelho de um único local. Estes interruptores são mais fáceis de operar, instalar e substituir.
  1. Interruptor de dois polos: este tipo controla dois aparelhos sem precisar instalar uma caixa separada. Assim como o anterior, também são fáceis de instalar, fazer trocas e manusear.
  1. Interruptor de três polos: estes são usados para controlar as luzes com dois interruptores. Diferente do interruptor de polo único, eles não têm função de ligar e desligar. Geralmente são usados em escadarias e grandes salas, que permitem que você controle uma luz ou aparelho de dois locais diferentes. Embora sua operação seja fácil, estes interruptores são mais complicados de instalar.
  1. Interruptor de quatro polos: as configurações de interruptor de quatro polos são usadas para controlar as luzes com três ou mais interruptores. Estes interruptores são geralmente utilizados em grandes salas onde é necessário um acesso fácil para controlar as luminárias. Este tipo não têm uma posição de ligar e desligar como interruptores de polo único.
  1. Interruptor multilocalização: este tipo funciona como uma interconexão de dois ou mais interruptores para controlar uma carga elétrica de mais de um local. São indicados para grandes espaços e corredores, onde ter vários controles aumenta a segurança e a conveniência. 
  1. Interruptor de campainha: são interruptores básicos que são usados ​​em campainhas de casa e escritórios. Quando um visitante aperta o interruptor, ele aplica uma corrente ao mecanismo de campainha da porta.

Antes de realizar uma compra você precisa estar atento à voltagem na hora de instalar e conectar os aparelhos. No Brasil, existem duas voltagens: 110V e 220V, elas variam de acordo com a região do país. O plugue da tomada também precisa ser compatível com a tomada. Um outro fator para ser levado em consideração é a amperagem, que pode ser 10A e 20A. Existem adaptadores para diferentes plugues. 

Se você está precisando de tomadas e interruptores para a sua casa, escritório ou estabelecimento comercial, confira todas as opções que temos disponíveis. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos. 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *