Os eletrodutos são dutos que protegem os condutores elétricos de influências externas. Eles são instalados dentro das paredes e pisos e, em alguns casos, ficam visíveis nos locais onde são colocados.
Essa peça, também conhecida como conduítes, são essenciais quando se vai fazer uma obra ou reparos em um imóvel porque protegem as fiações de agentes químicos, choques mecânicos e colisões. Além disso, minimizam as chances de incêndio ou explosão que podem ser causados pela falta de isolamento da rede de eletricidade ou por um curto-circuito.
Por garantirem a segurança elétrica do imóvel é preciso conhecer os tipos de eletrodutos qual o mais indicado para o seu projeto. Então, leia o texto até o final para saber também quais os cuidados durante a instalação.
Conheça os tipos de eletrodutos
Primeiro, é importante saber que os eletrodutos podem ser classificados de acordo com o seu material e formato. A peça pode ser feita a partir dos seguintes materiais:
- Metálicos (magnéticos) – para evitar corrosões a proteção desse material é feita com cobertura de esmalte, galvanização (aplicação de uma camada protetora de zinco) ou capa externa plástica, por exemplo.
- Isolantes (não magnéticos) – feitos de materiais como o PCV, que tem como característica a isolação térmica, elétrica e à umidade, podendo ser também anti-chamas (recomendado).
Quando se trata dos formatos, você encontra no mercado eletrodutos rígidos e flexíveis. Veja as especificações de cada um.
Eletroduto Rígido
Esse tipo de eletroduto pode ser fabricado em tubos de aço galvanizados (material metálico) ou em PVC (material isolante). Os rígidos metálicos são mais comuns que os de PVC e são modelos que geralmente ficam aparentes na decoração de estilo industrial que caiu no gosto de muitas pessoas.
O eletroduto rígido pode ser instalado em pisos, lajes e superfícies concretadas, pois são bastante resistentes à colisões externas. Além disso, são usados em linhas subterrâneas e subaquáticas. Eles podem estar em contato direto com a terra ou envolto em concreto. São encontrados ainda em subestações, onde é necessário que haja uma proteção mecânica mais rígida da fiação para que sejam evitados acidentes graves. É importante ressaltar que esse tipo de eletroduto não é dobrável.
O eletroduto rígido pode ser soldável, roscável e em curva. O modelo roscável, como o nome sugere, permite que você rosqueie um eletroduto ao outro. Este é o mais recomendado para fazer a conexão entre eles. Ele também é mais resistente que os soldáveis, em que é preciso ser feito alguns procedimentos nos eletrodutos antes de conectá-los. Já os modelos em curva permitem que os eletrodutos e condutores acompanhem a estrutura da construção quando precisar.
Eletroduto Flexível
Esse tipo de eletroduto é o mais comum e são feitos, geralmente, de PVC e material metálico constituído por uma fita de aço enrolada em hélice. Eles são instalados em edificações residenciais e comerciais por serem mais baratos e fáceis de trabalhar. Os eletrodutos flexíveis são colocados em paredes, uma vez que a sua flexibilidade acompanha facilmente a estrutura da construção.
Uma característica desse eletroduto é que ele não possui muita resistência mecânica e, caso utilizado em situações de maior agressividade, pode se romper e comprometer o sistema. Além disso, também não é recomendado deixá-lo exposto ao sol, pois é comum que ele resseque e se torne quebradiço.
Cuidados na instalação dos eletrodutos
É importante se atentar para alguns cuidados quando você for instalar eletrodutos em um imóvel. Um fator a ser levado em consideração é que dentro dos eletrodutos devem ir apenas condutores isolados. Salvo em casos de aterramento, que devem ser usados condutores nus. Contudo, nesse caso devem ser utilizados eletrodutos isolantes.
Um outro fator é que você não deve exagerar na quantidade de cabos e fios que vão dentro da tubulação. É possível instalar mais de um cabo no interior dos eletrodutos, mas o ideal é que a taxa de ocupação em relação à sua área transversal não seja superior a 53% preenchido no caso de 1 condutor, 31% preenchido no caso de 2 condutores e 40% preenchido no caso de três ou mais condutores.
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