A iluminação de emergência tem como objetivo garantir a iluminação dos ambientes nos casos de falta de energia. É uma luminária que aciona automaticamente, clareando os locais por onde circulam as pessoas.
De acordo com a NBR 10898, ela deve clarear as áreas escuras, sejam elas horizontais ou verticais, onde haja trânsito de trabalhadores.
Muitas vezes esse tipo de iluminação é utilizada de forma incorreta, pois algumas pessoas acham que as luzes servem apenas para iluminar o ambiente. Entretanto, o principal intuito é iluminar a zona de evacuação de um imóvel. Isso porque a queda de luz pode ser ocasionada por incêndios, desabamentos, entre outros motivos.
Por sua importância, a luminária de emergência não deve ser comprada sem critérios. É preciso adquirir o modelo ideal para o imóvel.
Neste texto, você vai saber como funciona a iluminação de emergência, quais critérios seguir na hora da compra, quais os tipos existentes no mercado e como fazer a instalação.
Tipos de iluminação de emergência: ambiente e sinalização
É importante saber que o dispositivo de iluminação de emergência precisa cumprir algumas funções como:
- permitir o controle visual das áreas abandonadas para localizar pessoas impedidas de locomover-se;
- manter a segurança patrimonial para facilitar a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo pessoal da intervenção;
- sinalizar as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local;
- sinalizar o topo do prédio para a aviação comercial.
Quando a luminária for acionada, ela deve continuar ligada até o retorno da energia elétrica, principalmente em casos de evacuação total em prédios. É uma forma de garantir a proteção das pessoas e orientar equipes de manutenção e resgate, em casos de incêndio, por exemplo.
Por isso, existem dois tipos de iluminação de emergência: ambiente e sinalização.
Ambiente
A Iluminação de ambiente é obrigatória em todos os locais que proporcionam uma circulação vertical ou horizontal, de saídas para o exterior da edificação, ou seja, rotas de saída, de acordo com a NBR 10898.
No piso, o nível de iluminação deverá ser de 5 lux quando houver desnível, como por exemplo escadas ou passagens com obstáculos. Já em ambientes planos, como corredores, halls de entrada e locais de refúgio, precisa ser de 3 lux.
A Iluminação de ambiente deverá também permitir o reconhecimento de qualquer tipo de obstáculo que venha a dificultar a circulação das pessoas. É preciso evitar que tenham sombras em degraus, por exemplo, para evitar que as pessoas se confundam e possam se machucar.
Sinalização
Esse tipo de iluminação tem como objetivo promover a claridade de pequenos e grandes obstáculos. Um exemplo são as placas luminosas localizadas em saídas. A iluminação por sinalização é feita por meio de textos e símbolos, e devem seguir as especificações da NBR 14100, que aborda os símbolos de proteção contra incêndios.
Em locais onde há possibilidade de fumaça ou baixa visualização do ambiente, indica-se adicionar sinalizações extras, como pisca-pisca, para intensificar a iluminação.
Iluminação de emergência nas residências
A luminária de emergência também pode ser instalada em residências. Nestes casos, elas podem ser colocadas nos seguintes lugares:
- corredores;
- escadas;
- quarto das crianças ou de idosos;
- na cabeceira da cama (como luz de leitura);
- na despensa ou adega;
- áreas externas como piscinas ou jardins.
Como funciona a luminária de emergência?
A luz de emergência é um equipamento composto por bateria interna recarregável e possui lâmpadas fluorescentes ou de LED. A luminária deve ficar conectada à tomada para acender automaticamente quando houver falta de energia elétrica. Depois de utilizada, ela deve ser carregada por um ou dois dias, dependendo das instruções do fabricante.
A iluminação de emergência pode durar até 6 horas. Porém, isso depende do nível de iluminação que será selecionado, podendo ser mínimo ou máximo.
É importante verificar se o equipamento está funcionando perfeitamente periodicamente para evitar falhas na hora do uso. Com isso, lembramos que a manutenção é fundamental! Verifique se o tempo de funcionamento está sendo inferior ou superior a uma hora. Caso esteja inferior, o equipamento precisa de manutenção.
Como instalar a iluminação de emergência
A instalação é simples e prática. Tudo o que você precisa fazer é colocar a luminária em um lugar alto e bem fixado. Além disso, é preciso que o equipamento fique conectado à tomada para que acenda de forma automática quando tiver queda de energia no local.
Uma dica na hora de instalar é posicionar o equipamento em um lugar alto, deixando-o bem fixado. Dessa maneira, evita-se que caia no chão, que as pessoas esbarrem no aparelho e que alguém mexa na chave seletora do nível de iluminação.
Em alguns locais é preciso seguir o que foi definido no projeto da instalação, que geralmente é elaborado pela equipe de manutenção em conjunto com o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
Nos casos em que são utilizados projetores ou faróis, indica-se direcionar o feixe de luz estrategicamente. O intuito é não prejudicar os trabalhadores nem a visualização do ambiente devido a uma concentração elevada de luminosidade em uma área reduzida.
Critérios a serem observados na hora da compra da luz de emergência
Na hora de adquirir a luminária de emergência é preciso, antes de tudo, analisar o local onde ela será instalada. É importante verificar se há tomadas e se o ambiente está adequado para a circulação de pessoas.
Também é preciso verificar alguns dados do equipamento, tais como:
- tipo de lâmpada;
- potência, em watts;
- tensão, em volts;
- fluxo luminoso nominal, em lúmens;
- ângulo da dispersão da luz;
- vida útil do elemento gerador de luz.
Outro ponto importante é comprar equipamentos de marcas reconhecidas no mercado. Para ter certeza, obtenha informações com o vendedor.
Por fim, com todas estas informações acreditamos que você tenha compreendido como utilizar a iluminação de emergência, quais critérios seguir na hora da compra e as principais funções de cada tipo de luminária.
Visite o nosso site e adquira o modelo necessário para o seu imóvel. Fale com o nosso especialista para tirar dúvidas. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.