Dicas Eletro

Projeto de iluminação residencial: tudo o que você precisa saber 

Um projeto de iluminação residencial bem feita tem como objetivo ressaltar a decoração, trazer bem-estar ao ambiente e garantir uma economia no consumo de energia. Além disso, torna o ambiente aconchegante e mais funcional, promovendo sensação de relaxamento. 

Todavia, é necessário considerar vários pontos nessa projeção, entre eles, o estilo da decoração, os tipos de iluminação e os tipos de lâmpadas que farão parte de cada cômodo. Não é tarefa simples, mas é muito satisfatória. 

Porém, não precisa se preocupar com isso, nós hoje te daremos várias dicas sensacionais do que deve ser pensando para o seu projeto de iluminação ficar perfeito e você não errar nas escolhas dos itens, além de não esquecer nenhum item importante para uma iluminação ficar impecável. 

O que é o projeto de iluminação residencial?

Primeiramente você precisa saber o que é um projeto de iluminação, não é mesmo? 

O projeto de iluminação é o planejamento de iluminação de um ambiente combinando luzes artificiais e luz natural para garantir um ambiente funcional, e que economize energia elétrica, além da valorização da estética do ambiente. 

Por isso, é fundamental combinar os traços da arquitetura do espaço com sua real necessidade de luz, para que haja uma valorização do ambiente acompanhando a luz natural, sem esquecer das opções que vão além das lâmpadas tradicionais, que são: spots, fitas de led, arandelas e outros tipos. 

Quais são os benefícios de um projeto de iluminação residencial? 

Só profissionais especializados podem fazer o seu projeto de iluminação residencial. Esses profissionais podem ser arquitetos, decoradores, designers de interiores ou engenheiros. 

Esse grupo de profissionais são os únicos aptos para determinar a quantidade de luz ideal e necessária a cada ambiente do seu imóvel.  

Caso você queira se arriscar a fazer os seus próprios projetos, tenha em mente que é muito importante contar com a ajuda dos profissionais que entendem bem da parte elétrica. Isso porque existem algumas normas técnicas que precisam ser cumpridas para garantir a sua segurança. 

Sabendo dos cuidados e de quais são os profissionais ideais para te ajudar, você finalmente vai ter acesso aos benefícios de um projeto de iluminação bem sucedido. 

Primeiramente, a beleza é um dos aspectos mais evidentes em um bom projeto de iluminação, todavia, esse não é o único benefício.

A iluminação residencial também garante: 

  • Personalização do ambiente 
  • Economia de energia 
  • Quantidade de luz ideal para cada ambiente

Este último garante a segurança na movimentação e maior funcionalidade na execução de tarefas. 

A importância da iluminação natural e artificial

Um projeto de iluminação conta com lâmpadas mais eficientes, tornando os espaços mais convidativos para receber pessoas e dando uma maior sensação de conforto para melhor aproveitamento das horas livres. Isso tudo com o posicionamento correto das luminárias.

É importante saber que uma iluminação natural e artificial bem equilibrada é o princípio mais básico para uma boa elaboração de um projeto de iluminação residencial. 

O melhor aproveitamento das luzes naturais e das luzes artificiais é a combinação perfeita para iluminar na medida certa qualquer ambiente. 

Dito isto, aposte em portas de vidros e janelas amplas para ter mais luz do sol dentro de casa, use tudo o que puder para manter a casa iluminada de forma natural. 

Para que os tipos de iluminação artificial durante o dia sejam usados apenas para destacar algum ponto do ambiente, e não de uso contínuo. 

O uso contínuo ideal de iluminação é somente durante a noite, pois em um bom projeto de iluminação, o ideal é o aproveitamento máximo de luz natural.

Quais são os tipos de lâmpadas mais  comuns em um projeto de iluminação residencial

Conhecer os tipos de lâmpadas mais comuns em um projeto de iluminação é importante para a decisão de qual ficará melhor dentro do seu orçamento. As mais comumente usadas são: lâmpada de led, lâmpada de halogênio e lâmpada fluorescente. 

Cada lâmpada tem uma característica e deve ser usada no projeto com uma finalidade diferente, sendo distribuída ao longo dos cômodos do imóvel. 

Lâmpada de LED

A lâmpada de led, por exemplo, tem se tornado a grande favorita para os projetos de iluminação, por ser econômica, eficiente e duradoura, além de que pode ser usada tanto na iluminação principal, quanto na decoração.

Lâmpada de halogênio

Por ser um tipo de lâmpada incandescente, a lâmpada de halogênio é muito usada na decoração, em luminárias de teto, pendentes, de chão ou em abajures, isso tudo, por ser um modelo que não alcança muita potência. 

Lâmpada fluorescente

Já a lâmpada fluorescente, por sua vez, está entre as preferidas e as mais utilizadas, sabe por quê? O motivo principal é sua economia, sua durabilidade e por não ser uma grande emissora de calor. Além de ser uma excelente opção para ambientes que precisam de muita claridade e quente, como as cozinhas, por exemplo. 

Tipos de iluminação podem ser usados em um projeto de iluminação residencial

O tipo mais comum e mais conhecido de projeto de iluminação residencial é usarmos somente as lâmpadas no teto. 

Entretanto, conhecendo um pouco mais sobre os tipos de iluminação, é bacana explorarmos novas possibilidades, como o intuito de atendermos a tipos específicos de iluminação, voltada para cada ambiente. 

Geralmente, os tipos de iluminação principais usados em um projeto de iluminação residencial são: Iluminação direta, indireta, difusa, de orientação, de tarefas e de destaques. 

Como harmonizar a iluminação dos cômodos

Cada tipo de iluminação serve para uma finalidade. É necessário saber para qual função o ambiente é designado para que haja a iluminação perfeita.

Por isso, é importante considerar a proposta de cada cômodo para haver a elaboração de um projeto de iluminação residencial. 

Deve-se levar em conta as particularidades de cada cômodo, não apenas pela estética, mas especialmente pela funcionalidade. 

Na iluminação do quarto por exemplo, deve sempre prezar o conforto, para isso é necessário criar um ambiente intimista e convidativo com luzes quentes. 

Já em uma cozinha, a iluminação fria central é indispensável para as atividades rotineiras. 

Arandelas e spots são perfeitos para completar a iluminação da sala, para que junto a decoração, torne o ambiente mais receptivo, além de estéticamente agradável e visualmente bonito. 

É importante pensar em quais pontos a luz será colocada para realçar os objetos e os móveis. 

Até o banheiro tem a sua própria proposta e deve ter uma iluminação adequada. 

É indicado que a luz fria fique próxima ao espelho para auxiliar a rotina e uso de maquiagem e até mesmo para caso de fazer a barba. 

A luz quente deve ser próxima a área do banho para que traga mais relaxamento necessário após um longo dia de trabalho. 

O uso de luminárias no seu projeto de iluminação residencial 

Para que você tenha um projeto de iluminação residencial perfeito, essa última dica é imperdível. 

Explore o uso de luminárias, use fitas de led, spots, conte com a ajuda de lustres e de pendentes também. Diferencie o espaço usando cada um desses auxiliares, pois cada um cumprirá uma função no seu projeto de iluminação. 

Os pendentes iluminam as mesas, as ilhas da cozinha ou as bancadas, deixando esses espaços aconchegantes e ótimos para conversas descontraídas. 

Já os lustres, podem marcar a divisão da sala de estar e da sala de jantar, caso sejam integradas. Como são as queridinhas do momento, as fitas de LED podem decorar móveis, prateleiras e até mesmo o teto. 

Os spots embutidos para o teto são excelentes pedidas para vários cômodos, quase todos, incluindo os de área externa, caso sua casa possua uma área gourmet, elas deixam o ambiente mais receptivos e relaxantes.


Para encontrar os melhores produtos para fazer o seu projeto de iluminação residencial, acesse categoria de iluminação e adquira tudo o que precisa. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *